13/08/2020 05:17

ENSAIOS HISTÓRICOS DE ITACAMBIRA

Dário Cotrim

Foi lançado pela Secretaria de Turismo e Cultura da cidade de Itacambira o livro de minha autoria "Ensaios Históricos de Itacambira", com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. O evento aconteceu no dia sete de novembro do ano de 2015, no Centro Esportivo "Ildo Ferreira", em Itacambira. Foi nossa a iniciativa de uma pesquisa mais apurada sobre a belíssima história daquela cidade, haja vista os diversos temas que certamente enobrecem grandemente a nossa história regional. Nos rastros da história ainda temos amenizados dados relevantes sobre Rio Pardo de Minas e Grão Mogol. São duas regiões que precisam ser contempladas com livros para as futuras gerações, não obstantes os já existentes sobre Grão Mogol. São eles: Manuel Esteves (Grão Mogol), Jorge Lasmar (Grão Mogol), Lindolfo Rocha (Maria Dusá) e Mário Martins de Freitas (Grão Mogol - de Portugal a Portugal). Sobre Rio Pardo de Minas apenas existe o livro do Cônego Newton Caetano d'Angelis (Efemérides Rio-pardenses), em quatro volumes e uma seleção especial de Antonino José das Neves, intitulada Corografia do Município de Rio Pardo. 

Além do livro sobre Itacambira, também já escrevemos e publicamos a História Primitiva de Montes Claros (Unimontes), Memórias Históricas de Juramento, Memórias Históricas de Glaucilândia e Ensaio Histórico do distrito de Serra Nova - Rio Pardo de Minas. Concluímos e publicamos as memórias sobre a cidade de Bocaiúva, onde documentamos os fatos acontecidos durante oito anos em que residimos naquela cidade. Na parte introdutória do livro alinhavamos alguns dados históricos sobre a terra do Senhor do Bonfim coma participação de José Henrique Brandão. 

Portanto, aqui está o meu mais empolgante livro de pesquisa: "Ensaio Histórico de Itacambira", uma contribuição para a história de Minas Gerais e o Brasil. A saga de Fernão Dias Paes, as pedras verdes ou as esmeraldas e as múmias encontradas na Igreja Matriz de Santo Antônio estão registrados neste nosso documentário. O livro tem prefácio do ilustre acadêmico Wanderlino Arruda - presidente do IHGMC. Tem ilustrações e um acervo fotográfico sobre a fauna e a flora do município e, também, das pessoas influentes que contribuíram para a formação política e econômica da cidade. 

Pode-se dizer que não olvidamos de suas lendas e nem de suas tradições e costumes. Sem dúvida, a cidade de Itacambira possui uma quantidade enorme de lendas e 'estórias' que enriquecem a sua história. Por outro lado, é importante notar o interesse do seu povo em preservar o seu patrimônio cultural e artístico. A Igreja Matriz, um símbolo de fé e crença guarda dentro de si os segredos das múmias nunca revelados em tempo algum, isto não obstante a persistência de João Valle Maurício em estudos realizados in loco com o mesmo objetivo que o nosso. Entretanto, com as pesquisas realizadas alguns pontos obscuros da história puderam ser trazidos a lume, o que na verdade somente os documentos antigos, guardados pelo clero, podem e, certamente, contribuíram muito para os registros contidos no livro "Ensaios Históricos de Itacambira"

 

Atendimento Online pelo WhatsApp