26/09/2020 11:51

Dia Internacional da Amizade (Dia dos Amigos e Amigas)

JOSÉ PONCIANO NETO (*)

Em 20 de julho comemoramos o “Dia dos Nossos Amigos (as)”. Para expressar melhor, vou usar um modelo patriarcal do masculino genérico: “meus amigos”. Assim, minhas amigas irão entender que não estou as colocando numa posição subalterna, mas, para melhorar o raciocínio. Tenho a grata satisfação de dizer que sou um privilegiado. 

Tenho muitos amigos verdadeiros. E claro! Também os “amigos da onça”. Mas... não os coloco em evidência. E nem pretendo! Tenho meus pais, esposa & filhos, além de uma gama de amigos intelectuais, profissionais, educados, abastados e os desprovidos de recursos financeiros, mas, de corações extremamente abastecidos pela a força de DEUS. Evidencio meus amigos de infância e adolescência, que ainda cultuam a fé da amizade. Também reverencio as amizades e os Irmãos, que adquirir após meus 50 anos de vida. Hoje tenho 6.5. Pois é nesta “adolescência geriátrica” que começamos ser mais seletos. Muitos já se foram para o andar de cima – foram para outras dimensões. E tenho aqueles que, mesmo longe, oram por mim, e os correspondo com mais orações. 

Sou daqueles amigos que procuram agir como Irmão. Estou sempre “de pé e a ordem” para atender a todos. Claro! Dentro dos meus limites sociais e (...). Não tenho amigos nas redes sociais. Amizade comigo é no “Corpo a corpo”. A tecnologia deixa as pessoas mais “frias” e falsas. Ninguém sabe o que é falso ou verdadeiro. 

Theodore, personagem do filme “Her”, foi uma vítima da tecnologia. Ele perdeu a noção da vida real e viveu na ilusão: apaixonou-se pela máquina. 

Eu sempre digo: temos de querer amigos! Nada de Inteligência artificial emocional. Pode até ser que, sob a pressão da modernidade, um dia posso emanar no Whatsaap, like Instagram, Facebook, Tik Tok e outras INTERAÇÕES com a máquina. Mas, prefiro ter amigos dos “olhos nos olhos”, que nos trazem sabedoria, paz e o cristianismo através do calor humano. Sem radicalizar. Claro!

 

Atendimento Online pelo WhatsApp