02/12/2020 12:22

Fundo Partidário nas eleições

HERMANO CONSTANTINO - hermanobaiano@yahoo.com.br

Em setembro de 2019, com a aprovação da minirreforma eleitoral pelo Congresso Nacional, a utilização do Fundo Partidário foi estendida também para o impulsionamento de conteúdo na internet, a compra de passagens aéreas para não filiados e a contratação de advogados e contadores, sem que, nesse último caso, o valor seja contabilizado no limite de gastos estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

De acordo com a legislação, os recursos do FEFC devem ser distribuídos pelo TSE aos diretórios nacionais dos partidos de acordo com os seguintes critérios: 2% igualmente entre todos os partidos; 35% divididos entre aqueles que tenham pelo menos um representante na Câmara dos Deputados, na proporção do percentual de votos obtidos na última eleição geral para a Câmara; 48% divididos entre as siglas, na proporção do número de representantes na Câmara Federal.

AUGUSTO DE LIMA - O agente administrativo Jesuíno do Carmo Alvim (Republicanos), com o vice Nilson Amorim (Cidadania), da “Unidos pela Renovação”, concorre contra o prefeito e empresário Fabiano Henrique dos Passos (PODE), com vice Tazinho (MDB), da coligação “Trabalho, “Honestidade e Humanidade”, e ainda com o vereador e produtor rural Antônio Augusto Filho (PV), tendo como vice-prefeito Sidney da Marísia (PSD), da “Honestidade e Trabalho a Serviço do Povo”. O atual prefeito João Carlos Batista Borges não é mais candidato. 

CÔNEGO MARINHO - O vereador Clorisvan Lima Madureira, o Van Madureira (Avante), da “Juntos por um Cônego Melhor”, com vice Edson Rocha, também do mesmo partido, disputa contra Juarez Lopes Correa (Solidariedade), com vice João Veríssimo Nascimento, e o empresário Agidê Alves Santana (PP), vice Marquinho (MDB), de “O Progresso Continua”. 

MONTALVÂNIA - O empresário Jordão Missias Lopes (PSL), com o vice de chapa, Zé Augusto, da coligação Todos por Montalvânia”, disputa as eleições contra o também empresário Fredson Lopes Franca (Podemos), Fred do Raly, com vice Horença de Dr. Ivan (PP), da “Juntos podemos mudar Montalvânia”, e ainda o médico Tarcísio Lopes Lessa (Avante), Dr. Tarcísio, vice Dim Boião, da coligação Avante Montalvânia; e o advogado Geraldo Flávio de Macedo (MDB), Dr. Flávio Macedo, vice Raimundo Mota (também do mesmo partido). 

ITACARAMBI - O administrador Sebastião Alves dos Santos, Tiãozinho do PT, com vice Valdomiro Buda, “Coragem para Mudar”; concorre contra o servidor aposentado Paulo César Pinheiro (DEM), com vice Ramon Campos, coligação “Honestidade e Força para Reconstruir”; o advogado Erwin Fuch Júnior, o Dr. Erwin (Avante), com vice Sophia Azevedo, e a atual prefeita e médica Nívea Maria de Oliveira, a Dra. Nívea (PP), com o vice Serginho, da coligação “Ordem é o Progresso”. 

CHAPADA GAÚCHA - O vereador José Rone Rodrigues (PSD), com vice Dr. Hélio (PODE), da coligação “Unidos podemos mais, agora é a vez do Povo”, disputa contra o também vereador Paulo Aparecido Alves (PROS), com vice Carlim, o candidato e agricultor Marcos Flávio Schmitz, vice Arnildo Kirch (DEM), além do prefeito Jair Montagner (Avante), o Jairzinho, e o vice Mundinho (PT), coligação “Chapada não pode Parar”.

 

Atendimento Online pelo WhatsApp