22/10/2021 06:16

Câmara cria estrutura para se aproximar da população

A Câmara Municipal de Montes Claros voltou a transmitir, nesta semana, as reuniões no Plenário pela TV Câmara, no canal digital 5.3. Com o sinal aberto, a população poderá acompanhar as reuniões ordinárias, reuniões especiais e audiências públicas, tudo em tempo real e avaliar a atuação do Legislativo e de cada vereador em particular.

A TV Câmara de Montes Claros integra a rede legislativa de rádio e televisão, que reúne 83 emissoras legislativas. São 60 canais de televisão e 15 de rádio, que alcançam mais de 80 milhões de cidadãos, nas regiões metropolitanas e no interior de país. A TV Câmara dos Deputados pode ser acessada pelo canal 5.1, a TV Assembleia de Minas Gerais pelo canal 5.2, a TV Câmara de Montes Claros pelo canal 5.3, e a TV Senado pelo canal 5.4. 

O presidente Câmara Municipal, vereador Claudim da Prefeitura, do Cidadania, explica que o principal objetivo da TV institucional é dar transparência aos trabalhos do poder Legislativo e aproximar o cidadão da atuação parlamentar. “ATV Câmara é um importante canal de comunicação do poder Legislativo direto com a população. E nesses tempos em que a informação circula com tanta velocidade, manter uma comunicação transparente, direta e em tempo real contribui para melhor informar o cidadão e evitar distorções e notícias falsas”, avalia. 

O vereador explica que para manter uma programação diária, a Câmara Municipal vai estabelecer parcerias com outras instituições públicas, para gerar conteúdos de interesse do cidadão montes-clarense. “A prioridade será a atividade legislativa, mas a emissora também vai estabelecer parceria com o Executivo municipal, universidades e demais órgãos e instituições públicas para produzir conteúdos de interesse e relevância para o cidadão”, planeja. 

COMUNICAÇÃO EM REDE - Uma das prioridades da nova legislatura é ampliar e melhorar o acesso às informações e dar mais transparência aos atos legislativos. “Para isso, estamos modernizando a estrutura e ferramentas, de forma que o cidadão possa acompanhar o trabalho da Câmara”, completa o presidente. O primeiro passo foi firmar parceria com a Interlegis, braço do Senado Federal que auxilia na modernização e transparência das câmaras municipais e capacita servidores e vereadores. A parceria possibilitou a implantação de novo portal, que já está no ar e os conteúdos estão sendo atualizados. 

Até o final de janeiro estarão disponíveis no novo portal, informações sobre o perfil parlamentar; registro de presença, cadastro de sessões e atas das reuniões no plenário; ordem do dia; registro das reuniões das Comissões; publicação dos projetos e requerimentos em tramitação e composição de todas as legislaturas da Casa, de 1832 a 2024. No portal também serão transmitidas, ao vivo, as reuniões no Plenário. 

O segundo passo foi restabelecer o funcionamento do painel eletrônico e dos terminais de votação e cadastramento biométrico, além da melhoria de toda a estrutura técnica do audiovisual do Plenário. Também foi firmada parceria com a Rádio Terra Montes Claros para transmissão das reuniões no Plenário. As reuniões são transmitidas na sintonia 760 AM e pelo site: https://www.radio-aovivo.com/radio-terra-am.

 

Atendimento Online pelo WhatsApp