05/07/2022 03:24

Rede Minas apresentou Bolo 'Mané Pelado' em Botumirim

Os laboratórios do mundo estão cheios de homens. Quando se fala em pesquisa, as mulheres ocupam apenas 33% dos postos de trabalho, segundo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) referente a 2018. Mesmo em número bem menor, têm se destacado na ciência e na luta contra a covid-19. No Brasil, foram elas as responsáveis por decodificar o genoma do coronavírus. O Brasil das Gerais, da Rede Minas, dedicou um programa para falar sobre as mulheres na ciência. 

A jornalista Patrícia Pinho conversou com as doutoras em Bioquímica e professoras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rafaela Ferreira e Santuza Teixeira. A atração também trouxe o depoimento da diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Instituto Butantan, Ana Marisa Chudzinski Tavassi. O Brasil das Gerais sobre mulheres na ciência Botumirim, no Norte de Minas, mantém tradições culinárias que deixam visitantes com água na boca. 

A cidade ganhou fama, na região, pelo bolo 'mané pelado'. A delícia, que vai ao forno envolto da folha de bananeira, se tornou um convite para conhecer o local. O turismo ecológico também atrai visitantes. No município estão localizadas a praia de água doce do rio Peixe, onde a areia branca e as pedras colorem o horizonte, e a Reserva Natural Rolinha-do-planalto, criada para a conservação de uma das aves mais raras do planeta. A quintandeira Eva Ferreira preparou o bolo em Botumirim.

A equipe do Sabor & Afeto foi até o município e mostra algumas dessas belezas. O público conheceu Eva, que aprendeu a receita do bolo com a avó indígena. Chef Esperança, que apresentou o programa, também ensinou o preparo do quitute. O programa foi ao ar na quinta (17), às 20 horas, pela Rede Minas e internet, no site PIRAPORA da emissora: redeminas.tv.

Atendimento Online pelo WhatsApp