05/07/2022 03:52

Volta de registro de óbitos preocupa Comitê

image

Em reunião realizada na segunda-feira (20/6), representantes do Centro Integrado de Comando e Controle Local de Montes Claros (CICCL), o Comitê Covid-19, chamaram a atenção para a importância do fortalecimento dos cuidados para prevenir o avanço do coronavírus na cidade. A reunião, realizada na sede da Nova Prefeitura, foi convocada devido aos indicadores registrados no mês de junho. Para se ter uma ideia da alta de casos, em abril deste ano foram confirmados apenas 53 casos da covid-19 na cidade. Já em maio, o número subiu para 274. 

Em junho, já são 3.378 casos. Entre as faixas etárias mais afetadas está a dos idosos, que representam 16,6% dos casos confirmados. Outro fator que gera preocupação é a volta dos óbitos. Após os meses de abril e maio não registrarem nenhuma morte, o mês atual já conta com dois óbitos confirmados. Ainda com relação aos óbitos, durante a reunião foi destacada a importância da vacinação como a arma mais eficaz no combate ao coronavírus. 

NÃO VACINADOS 

Dos 1.068 mortos pela doença em Montes Claros, 806 não haviam tomado nenhuma dose da vacina, sendo que 247 morreram antes mesmo da chegada do imunizante. Este número representa 75,47% das mortes. Já entre os 262 óbitos registrados de pessoas que iniciaram a vacinação, apenas 15 (5,7%) estavam com o esquema vacinal completo. A exemplo de outros momentos em que a Prefeitura tomou a iniciativa para combater o coronavírus, muitas vezes se antecipando às legislações estadual e federal, uma série de medidas já vêm sendo adotada. 

Além do uso de máscaras, a Prefeitura retomou os plantões na rede municipal aos fins de semana, com atendimentos específicos para a Covid-19 na UPA do Chiquinho Guimarães, no Pronto Atendimento Alpheu de Quadros, e nas Unidades de Saúde dos bairros Maracanã, Santos Reis, Esplanada e Village do Lago. Vale ressaltar ainda que o município está ampliando a testagem em suas unidades, contando ainda com o Vacimóvel, uma ferramenta importante de testagem itinerante.

Atendimento Online pelo WhatsApp