09/08/2022 08:23

Saúde capacita municípios para uso do SIES

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) realiza, nestas terça (28) e quartafeira, encontro de capacitação de referências técnicas de imunização, para a utilização do Sistema de Insumos Estratégicos (SIES), mantido pelo Ministério da Saúde. A partir de agosto, todos os municípios do país serão obrigados a utilizar o SIES para a solicitação do fornecimento de imunobiológicos, entre eles vacinas, soros e imunoglobinas. 

O encontro será aberto às 8 horas desta terça-feira, no laboratório de informática da Faculdade Ibituruna, no Bairro Ibituruna. Na parte da manhã, o evento será direcionado a referências técnicas de imunização dos municípios de Curral de Dentro, Fruta de Leite, Jaíba, Matias Cardoso, Nova Porteirinha, Novorizonte, Padre Carvalho, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Serranópolis e Verdelândia. 

A partir das 13 horas, a capacitação contará com a participação de referências técnicas de Bocaiúva, Capitão Enéas, Botumirim, Cristália, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Grão Mogol, Guaraciama, Janaúba, Joaquim Felício, Josenópolis e Olhos D´Água. 

Nesta quarta-feira, pela manhã, a capacitação será direcionada a municípios das microrregiões de saúde de Janaúba/Monte Azul e de Taiobeiras. Na parte da tarde o encontro será concluído com municípios das microrregiões de Montes Claros e Bocaiúva. 

Coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que os participantes da capacitação atuarão como multiplicadores da utilização do SIES para as demais referências técnicas de imunização dos municípios. 

“Para que nos próximos meses as secretarias municipais de saúde não tenham problemas com o abastecimento de vacinas, soros e imunoglobinas, será de fundamental importância que os profissionais de saúde sejam capacitados quanto à utilização do Sistema de Insumos Estratégicos, diante da obrigatoriedade de utilização da plataforma a partir de agosto deste ano”, reforça a coordenadora. 

O SISTEMA 

O SIES é um aplicativo da Coordenação Geral de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que estabeleceu o fluxo de procedimentos e forneceu os dados necessários ao seu desenvolvimento. O Sistema foi criado em 2002 pelo DataSUS, que coleta, processa e dissemina informações sobre saúde no país. Como ferramenta web de gestão, o Sistema de Insumos Estratégicos possibilita a gestão, análise, controle e movimentação de insumos. 

Para a utilização do Sistema de Insumos Estratégicos cada município deverá ter cadastrado pelo menos um responsável para a operacionalização do sistema. Por outro lado, cada região do Estado deverá ter, no mínimo, um representante cadastrado no SIES que fará a análise, programação e solicitações aos níveis hierárquicos superiores.

Atendimento Online pelo WhatsApp