09/08/2022 08:24

Entram em vigor novas regras no atendimento presencial do INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm novas regras de atendimento desde essa segunda-feira (4). As mudanças envolvem horários, agendamento, entrega, validade de documentos, entre outros aspectos. Em março de 2020, o atendimento presencial foi suspenso por causa da pandemia. No fim de 2020, os postos do INSS voltaram a atender o público, mas com marcação prévia. 

Desde o início de março deste ano, as agências do INSS estão atendendo o público sem a necessidade de agendamento. Além dos pedidos já agendados, as agências do INSS retomaram o chamado atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de agendamento prévio.

AGENDAMENTO 

O agendamento prévio é necessário em quase todas as situações para atendimento nas agências. O segurado poderá agendar a visita no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, recebendo uma senha ao chegar à agência no dia e na hora marcados. Os casos mais complexos ou que não possam ser resolvidos de forma remota podem ser agendados na Central 135 ou excepcionalmente nas agências, na modalidade “atendimento específico”. O atendimento específico será autorizado nas seguintes situações: 

• Impossibilidade de informação ou de conclusão do pedido pelos canais remotos; 

• Quando a Central 135 não puder atender à demanda e houver orientação para que o operador mande o interessado a uma agência; 

• Recursos pedidos por empresas; 

• Pedido de contestação de Nexos Técnicos Previdenciários (NTEP); 

• Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); 

• Reativação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), após atualização do CadÚnico; 

HORÁRIO - As agências deverão funcionar por 12 horas diárias, com horário de abertura entre 6h30 e 10h. Já o horário de atendimento ao público deverá começar entre 7h e 8h, com seis horas diárias ininterruptas. O horário da tarde será dedicado a perícias médicas agendadas e outros atendimentos internos.

Atendimento Online pelo WhatsApp